A Influência das Aplicações de Opinião nas Estratégias de Comunicação dos Restaurantes

Num mundo cada vez mais dominado pelas novas tecnologias e pelos social media, é praticamente impossível escapar à sua influencia no dia-a-dia. A universalização do acesso à internet tem trazido consigo a ideia de que todos temos sempre algo a dizer sobre alguma coisa e que o podemos facilmente partilhar com uma quantidade inimaginável de outros indivíduos.

Para além da vontade de partilhar também o desejo por saber sempre mais e estar a par de tudo tem vindo a aumentar. Esta tendência é transversal a inúmeras áreas e a restauração não é exceção. Antigamente, sempre que pretendíamos encontrar um restaurante para visitar a escolha era feita ao acaso, mediante o sitio onde nos encontrávamos, por termos ouvido falar ou, então, através de recomendações feitas por amigos ou conhecidos, pessoas com quem nos relacionávamos pessoalmente. Hoje em dia, esta procura é muitas vezes feita de antemão recorrendo às várias aplicações móveis que têm surgindo com o intuito de facilitar a partilha de restaurantes e experiências gastronómicas. Aplicações como o Yelp, The Fork e Zomato foram criadas para que qualquer um possa pesquisar restaurantes em, praticamente, qualquer parte do mundo e consultar informações acerca dos mesmos antes de os visitar. Nestas plataformas qualquer um pode adicionar a sua opinião sobre os locais que visita e classifica-los mediante a sua apreciação. É através destas avaliações que as nossas escolhas são, não raras vezes, influenciadas. Opiniões negativas podem levar a que pensemos duas vezes antes de visitar um restaurante enquanto que opiniões positivas podem aumentar a nossa curiosidade para o fazer.

Mas não são só os clientes que podem fazer parte destas comunidades. Os restaurantes têm também a possibilidade de recorrer às mesmas para comunicar com o seu público e estreitar a sua relação com estes.

A questão que se coloca é: tendo acesso àquilo que é dito sobre si, de que forma pode a industria da restauração tirar partido dessa informação para a criação das suas estratégias de comunicação?

A facilidade com que os restaurantes podem ter conhecimento acerca das experiências daqueles que os visitam pode ser um ponto de partida para o delinear de estratégias?

E, também, de que forma poderá uma boa/má gestão da sua presença nestas plataformas influenciar o comportamento dos consumidores e a sua relação com o estabelecimento?

Com tudo aquilo que o domínio do mundo digital tem de bom e de mau é importante perceber que a etapa da investigação está a ser progressivamente facilitada. Aquilo que importa saber está a um clique de distância, num “estudo de mercado” em constante desenvolvimento.

Posto isto, tona-se pertinente entender a utilidade destas aplicações para os profissionais de comunicação e o  modo como estas podem mudar a maneira de pensar a sua ação.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s