Quem diz a verdade…

jamieoliver

Em 2012, Jamie Oliver acusou a McDonald’s de tratar a carne dos seus hambúrgueres com hidróxido de amoníaco.
O “naked chef“, alcunha pela qual Oliver é conhecido, revelou qual o processo utilizado pela cadeia de fast-food para fazer os hambúrgueres que vende. Segundo este, usariam-se as partes da carne de bovino com menor qualidade que seriam centrifugadas e lavadas com amoníaco para filtrar ou remover a gordura. “Pink Slime” é o nome dado a este processo que permitiria à McDonald’s utilizar carne que de outro modo seria imprópria para consumo humano. Como o hidróxido de amoníaco era considerado um componente legitimo do processo de produção pela entidade reguladora nos EUA, a maioria das pessoas nunca saberiam que este se encontra na comida que consomem.
O chef britânico fez também, no seu programa Food Revolution, uma demonstração a crianças numa escola do modo como eram fabricados os chicken nuggets, apenas com a pele, gordura e órgãos internos do frango.

A cobertura mediática desta campanha foi tal que, rapidamente , a Arcos Dorados, empresa responsável pela McDonald’s na América Latina, veio afirmar que não recorria a este processo. Também na Irlanda e no Reino Unido a carne seria 100% proveniente de fornecedores locais.
Um ano depois, Jamie venceu esta batalha. A McDonald’s anunciou que iria mudar a sua receita, no entanto, negou que tal decisão estivesse ligada à denúncia feita pelo chef.

Um chef famoso, uma campanha. Jamie Oliver conseguiu levar a maior cadeia de fast food do mundo a alterar a sua receita. Mesmo que estes o neguem, todos conseguimos perceber que a mudança só se deu devido à influência do chef.
Como fica a McDonald’s depois disto? Infelizmente, o consumo de fast food desta cadeia ainda é bastante elevado. No entanto, muita gente (eu incluída) foi influenciada por estas revelações deixando de frequentar estes restaurantes.
Assim se vê o poder que um opinion maker pode ter numa organização.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s