Cooking a Public Relations?!

Não faz sentido? Faz pois… Porquê? Ora, vamos lá ver. Chamo-me Sofia, tenho 21 anos e estudo Relações Públicas e Comunicação Empresarial na Escola Superior de Comunicação Social. A minha paixão? A comida (e o Benfica, mas isso não interessa para o tema). Adoro cozinhar (e comer…) e, para mim, esta é a melhor forma de comunicar. É através daquilo que cozinho que eu melhor consigo exprimir aquilo que sinto. O que faço e a forma como o faço varia consoante a quem se destina.

JBPT9050

O mesmo acontece nas Relações Públicas, o modo como se comunica tem de se adaptar ao público com quem nos relacionamos, percebem agora a ligação? Então e é só isso? Não, não é. Na minha opinião, a comida, e cozinhar, tem (e muito) a ver com a atividade de Relações Públicas.

Uma definição das Relações Públicas, dada por J. A. R. Pimlott, diz que “as relações públicas são um dos métodos através do qual a sociedade se ajusta à mudança das circunstancias e resolve confrontos entre atitudes contraditórias, ideias, instituições e personalidades”[1]. A um nível bastante inferior, a comida também pode fazer isto. É à volta da mesa que, muitas vezes, se discute e se resolvem conflitos, quer entre a família, com amigos ou nos negócios.

As RP são também responsáveis por criar relações duradouras entre uma organização e os seus públicos. Cozinhar para alguém ou partilhar uma refeição é uma das melhores formas de fortalecer os laços que temos com essa pessoa. No início de uma relação o mais comum é levar a outra pessoa a jantar no primeiro encontro. Existe até um provérbio popular que diz que “um homem conquista-se pelo estomago”, ora, nas relações públicas, um público conquista-se através de uma boa comunicação.

Nesta área da comunicação, não se diz aos públicos com que se comunica que a nossa organização é a melhor ou que aquilo que fazemos é benéfico para estes. O mesmo acontece quando se cozinha. Não baste dizer que está bom, tem de se mostrar o quão bom é.

Com este blog, para além de ficarem a saber mais sobre o que são as Relações Públicas (não, não distribuímos panfletos à porta das discotecas…) vou dar-vos ideias e receitas simples que todos podemos fazer para partilhar com aqueles de que mais gostamos e garantir relações mutuamente benéficas com eles.

cedacf318915ac9406c870d8b33c2884

[1] Pimlott, Public Relations and American Democracy, 1951 em Grunig e Hunt, Managing Public Relations, 1984, p.3

Anúncios

One thought on “Cooking a Public Relations?!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s